A lyntia torna-se uma alternativa de referência no mercado espanhol das telecomunicações

A lyntia, um operador de telecomunicações neutro, celebra um acordo histórico com a Iberdrola, obtendo a transferência exclusiva a longo prazo do direito de utilização da rede de fibra excedentária da empresa de energia em Espanha.

A transação, avaliada em 260 milhões de euros, permitirá à lyntia adquirir o direito de utilização de uma rede de fibra ótica excedentária de 15 000 km, melhorando a cobertura no País Basco, em Valência, em Castilla La Mancha e na área metropolitana de Madrida.

Madrid, 6 de março de 2019-. A lyntia anunciou hoje a celebração do primeiro acordo de licenciamento de fibra ótica da Europa. O operador de telecomunicações neutro chegou a um acordo com a Iberdrola, avaliado em 260 milhões de EUR, para obter direitos exclusivos de utilização a longo prazo de 15 000 km de fibra excedentária em Espanha.

Juan Francisco Fraga Díaz-Chiron, CEO da lyntia, explica a importância desta transação histórica: “Com esta transação, o mercado espanhol terá uma rede alternativa neutra que aumentará a concorrência. Seremos também um ator de referência na implementação precoce do 5G“.

Com esta operação, a lyntia, melhorará a conectividade no País Basco, em Valência, em Castilla La Mancha e em Madrid. Além disso, prevê-se que o operador de telecomunicações adquira a carteira de contratos de clientes de fibra ótica escura e iluminada da empresa de energia.

A conclusão da transação está sujeita à obtenção da necessária autorização da Comissão Nacional dos Mercados e da Concorrência (CNMC).

Sobre a lyntia

A lyntia é o operador neutro de referência no mercado grossista de telecomunicações, oferecendo serviços de conectividade por fibra ótica, com uma ampla cobertura de rede e grande capilaridade.

Além disso, fornece todos os serviços de conectividade: fibra escura, capacidade, serviço grossista de FTTH, VSAT, Internet e colocalização.

A rede de fibra ótica da lyntia liga as cidades mais importantes do país e presta serviços a cerca de 1200 localidades. Dispõe ainda de ligações aos principais pontos de amarração de cabos submarinos da Península Ibérica.

A lyntia foi assessorada pelo Deutsche Bank e pela Herbert Smith Freehills na realização desta transação.

A lyntia é uma das empresas da carteira da Antin Infrastructure Partners, um fundo de infraestruturas líder com sedes em Paris, Londres e Nova Iorque. A Antin está concentrada na aquisição de participações maioritárias em empresas de infraestruturas nos setores das telecomunicações, energia, ambiente, transportes e infraestrutura social.

A lyntia está presente em:

Para mais informações
QMS Comunicación – 913431286/87