A lyntia entra no mercado das telecomunicações nas Ilhas Canárias através da Canalink

Madrid, 23 de maio de 2019-. A lyntia, operador de telecomunicações neutro, continua os seus planos de expansão, anunciando hoje o acordo assinado com o Cabildo de Tenerife, através da sua empresa participada Canalink. Com esta operação, a lyntia irá oferecer novas soluções e redes neutras que permitirão uma maior capilaridade, alcance e qualidade das redes de banda larga.

Desta forma, a empresa aposta no desenvolvimento das Ilhas Canárias, escolhendo a Canalink como parceiro e realizando planos de investimento a longo prazo nesta comunidade autónoma. Para isso, utilizará os sistemas de fibra ótica submarina que ligam as ilhas à península, utilizando os anéis de fibra ótica das ilhas e alojando-se no datacenter D-ALIX.

Eduardo Taulet, presidente da lyntia, explica a importância desta operação: “Este acordo permitirá à lyntia implementar soluções grossistas competitivas que serão colocadas à disposição dos operadores retalhistas que prestam os seus serviços nas ilhas, impulsionando assim o acesso da população à banda larga e promovendo a transformação digital das empresas das Canárias”.

Taulet revela ainda os planos futuros da empresa: “Esta operação é estratégica e enquadra-se perfeitamente nos nossos planos de expansão, uma vez que temos como objetivo dinamizar o mercado, fomentar a concorrência e ajudar os operadores a enfrentar os desafios de otimização dos investimentos que as implantações de 5G e de fibra até casa exigirão nos próximos anos”.

Por outro lado, o presidente do Cabildo de Tenerife, Carlos Alonso, comentou a importância deste acordo para as Ilhas Canárias, uma vez que “contratos como este representam um passo em frente para a ilha e mostra que Tenerife é um destino atrativo para outros setores para além do turismo, gerando empregos qualificados e ativando a economia”.

A chegada da lyntia às Ilhas Canárias é mais um passo na sua estratégia de expansão, depois de ter celebrado, há alguns meses, um acordo histórico com a Iberdrola, obtendo a transferência exclusiva a longo prazo do direito de utilização da rede de fibra excedentária da empresa energética em Espanha.

Sobre a lyntia

A lyntia é o operador neutro de referência no mercado grossista de telecomunicações, oferecendo serviços de conectividade por fibra ótica, com uma ampla cobertura de rede e grande capilaridade.

A rede de fibra ótica da lyntia liga as cidades mais importantes do país e tem ligações com os principais pontos de amarração de cabos submarinos na península.

A lyntia é uma das empresas da carteira da Antin Infrastructure Partners, um fundo de infraestruturas líder com sedes em Paris, Londres e Nova Iorque. A Antin está concentrada na aquisição de participações maioritárias em empresas de infraestruturas nos setores das telecomunicações, energia, ambiente, transportes e infraestrutura social.

A lyntia está presente em:

Sobre a Canalink

A Canalink é um operador de telecomunicações pertencente ao Cabildo Insular de Tenerife e um pilar fundamental do projeto ALiX: uma proposta desta instituição oficial com o objetivo de promover a competitividade da ilha no mercado global das TIC e eliminar as deficiências estruturais do setor das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas Ilhas Canárias.

Xiana Santos

Bárbara Fernández